Financiamento de caminhões novos ou usados.

Financiamento de Caminhões

Se você depende de caminhões para trabalhar, existem diversas formas para conseguir comprar caminhão, dentre elas, o financiamento de veículos. Não faltam opções para que você tenha seu próprio caminhão, pagando em diversas prestações e com as melhores condições.

O banco HSBC, por exemplo, oferece um financiamento de caminhões que facilita a sua vida. Você pode se programar a partir de parcelas que se enquadram no seu orçamento, sem que seja necessário passar por apertos no fim do mês.

O financiamento pelo HSBC pode ser feito para modelos novos ou para caminhões usados. O procedimento só é possível se você tiver todas os documentos necessários. No caso do financiamento de veículos usados, você deve adquirir um caminhão usado com até dois anos de fabricação, sem que ele tenha taxas de juros, usando até 40% do valor da própria carta de crédito como lance.

Há também o financiamento de caminhão autônomo, que exige a comprovação de autonomia do comprador, o qual presta serviços para outras empresas e pessoas. Desse modo, os cidadãos autônomos podem financiar caminhões para garantir seu meio de transporte para trabalhar.

Enquanto isso, o BNDES fornece aos caminhoneiros o serviço financiamento BNDES Procaminhoneiro, que funciona por meio das Instituições Financeiras Habilitadas, que operam com o BNDES FGI, através dos seguintes bens fabricados nacionalmente:

1. Equipamentos novos

Financiamento de Caminhões

Essa categoria inclui caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques (dos tipos Dolly, tanques e similares). Os veículos devem estar devidamente registrados no órgão de trânsito competente e as carrocerias para caminhões precisam ser cadastradas no BNDES.

2. Equipamentos usados

Modelos usados de caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques (também dos tipos Dolly e veículos parecidos), desde que estejam registrados adequadamente. Carrocerias para caminhões devem ter completado 15 anos (contados a partir da fabricação) para que seja possível fazer o pedido de financiamento ao BNDES.

3. Sistemas novos de rastreamento

Esses sistemas precisam ser cadastrados no BNDES quando adquiridos em conjunto com equipamentos citados nos itens acima, sejam eles novos ou usados.

4. Seguro do bem e seguro prestamista

Caracterizam-se por situações em que o seguro é contratado em associação com os equipamentos novos ou usados financiáveis.

Vale lembrar que as operações do sistema Procaminhoneiro contam com garantia obrigatória do BNDES FGI – Fundo Garantidor para Investimentos. Se você optar por fazer a operação por meio de Leasing, essa obrigatoriedade é dispensável, podendo ser feita pelas Instituições Financeiras Credenciadas. Outro detalhe diz respeito ao financiamento de carrocerias usadas, que só acontecem em separação das unidades motorizadas, quando a vendedora for pessoa jurídica.

Ao credenciar o produto, o banco BNDES verifica apenas o processo produtivo do fabricante. Portanto, o credenciamento não gera nenhuma forma de responsabilidade ao banco em relação a problemas ligados à qualidade e/ou ao desempenho técnico operacional do produto.

Pode ser cliente do financiamento BNDES toda pessoa física residente no país, além de empresários individuais ou microempresas cuja receita operacional bruta anual seja de até R$ 2,4 milhões e pertençam ao segmento do transporte rodoviário de carga. Também podem se tornar clientes as Sociedades de Arrendamento Mercantil ou Bancos com Carteira de Arrendamento Mercantil devidamente registrados no Banco Central do Brasil e credenciados no BNDES, contanto que o arrendatário tenham as características exigidas para pessoas físicas.

Caso você seja um transportador autônomo de cargas, é preciso comprovar sua inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), que pode ser feito gratuitamente e emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Empresas pertencentes a grupos econômicos devem levar em conta a receita operacional bruta consolidada do grupo de que fazem parte.

Os prazos de carência e de amortização são estabelecidos com base na capacidade de pagamento do consumidor e do grupo econômico ou do arrendatário, considerando o prazo total máximo de oito anos. Se houver prazo de carência, este deve ser de três ou seis meses. Operações de Leasing não apresentam esse tipo de prazo. As amortizações ocorrem mensalmente e os juros são pagos a cada trimestre, quando existir o período de carência.

A solicitação do financiamento pelo BNDES Procaminhoneiro deve acontecer através de instituições financeiras habilitadas que operam com o BNDES FGI com especificação técnica do veículo que será financiado. A instituição indicará a documentação necessária e analisará a possibilidade de concessão de crédito, negociando as garantias de acordo com cada situação.

Financiamento de Veículos

Este site tem caráter meramente informativo, suas informações foram retiradas dos sites dos bancos e financeiras. Não possuimos qualquer relação com nenhum banco ou financeira, nosso site é de utilidade pública.